domingo, 14 de junho de 2009

ROLETA RUSSA APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Eis a nova seção de nosso blog que visa sugerir temas aos escritores para ajudar na produção literária. Apresentaremos de vez em quando um tema e uma gamade palavras para. Apresentaremos de vez em quando um tema e uma gama de palavras para serem utilizadas nos textos e algumas formas poéticas. Claro que se tratam de propostas apenas, ou seja, nada obrigatório. Cada um pode propor uma roleta russa, basta colocar a proposta, a imagem da roleta russa (acima) e o marcador ROLETA RUSSA.

Vamos ao primeiro tema para todos verem como funciona

TEMA: As quatro estações
(Temas bem abertos, ou seja, genéricos, para que todas as criações não sejam muito parecidas e cada um tem seu estilo individual e suas influências)

PALAVRAS UTILIZADAS: pulcro (a), alvacento (a), longínquo(A), fúlgido (A).
(Enfim, são palavras diferentes que podem dar o arcaico para o poema e que o poema deve ter, é um meio de auxiliar o artista a deixar o texto retrógrado).

FORMAS POÉTICAS: Indrisos, sonetos, Rondéis ou poemas livres ( Para o tema proposto quero pelo menos uma forma fixa de cada. Cada escritor faz o seu texto, mas ao todo queria no mínimo 1 rondel, 1 soneto, 1 indriso e o restante poema livre.)

IMAGEM/ TEXTO: (
Os textos também podem ser inspirados numa imagem ou texto) para esta postagem não teremos imagem ou texto

O que vocês acham? Mais um assunto a ser discutido na comunidade do orkut. Aceito críticas e sugestões e podem tirar as dúvidas.
OBSERVAÇÕES:
- A presença não é obrigatória, a roleta serve para auxiliar;
- Não há prazo para publicar o texto, o autor pode ler, reler e revisar o texto quantas vezes desejar e também registrá-lo na BN( o que é indicado) e até mesmo nunca publicá-lo. Quando o texto por publicado, por no marcador ROLETA RUSSA- ( neste caso, por ROLETA RUSSA, 4 ESTAÇÕES, mas qualquer coisa, eu mesmo cuido disso);
- O autor pode propor uma imagem ou texto seu, saber que um texto seu inspirou outro escritor aumenta a auto-estima, a foto/ imagem então...
- Abaixo um artigo de Cláudia Banegas sobre o indriso que se trata de um poema em 3-3-1-1.

VOCÊ SABE O QUE É UM INDRISO? ARTIGO DE CLÁUDIA BANEGAS
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/654416

2 comentários:

Tuam disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tuam disse...

Senhores, é que eu tinha publicado "Tristan" aqui. Retorno para comemorar mais essa proposta!

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).