segunda-feira, 25 de maio de 2009

Prima Nocte



Sandro Botticelli, Minerva e o Centauro, c1482. Autor: 1445-1510 [Florença,~] obra: c1482 têmpera sobre tela, 207*148cm, Florença, Uffizi.
_____________________________________________

PARA A OFICINA DE POESIA RETRÔ
Proposta por Rommel Werneck
TEXTO: Prima Nocte (Soneto)
TENDÊNCIA: Classicismo/Renascentismo
(Referência a Mitologias e Português Arcaico)

"Déia, queria um soneto sobre o erotismo masculino,
Mas seria legal se fosse num clima retrô,
Coisas antigas, mitologia clássica etc
"
Enviado por Rommel Werneck em 20/05/2009 23:33
_____________________________________________

PRIMA NOCTE

Bela Constância! Encontrar-te, reluzente...
Tomai banquete que co vossos olhos condiz!
Animal chucro. Hei de fazer-vos tão feliz!
Eis o meu corpo, centauro frágil, vil, demente,

Rezando a Ishtar, Hator e Afrodite,
Que me tornem favorito, Imperatriz!
Vosso sussurro - Minha maior força-motriz.
Sonhai pra nós tudo o que o Amor permite!

Mas Esperança - minha oferenda aflita
Co hedonismo d'um profundo Sibarita,
Minha Diana Caçadora, teu devoto!

Se necessário eu me perder, buscar no Hades,
Minha Perséfone! Entre os mortos, meus confrades,
Rouco, gemendo o vosso Nome, eu me derroto!
_____________________________________________

* Centauro: Na Mitologia Grega, eram seres, abaixo do abdome,
com corpo de cavalo. Tinham tendência agressiva,
embora o mais famoso fosse Quíron, centauro erudito
que fora mentor do herói Héracles.
* Ishtar: Deusa babilônica do Amor e da Fertilidade.
* Hator: Deusa egípcia do Amor, do vinho e da Alegria.
* Afrodite: Deusa grega do Amor e da Beleza.
* Sibarita: cidadão nascido na antiga cidade italiana de Síbaris,
destruída em 510a.C. Seus habitantes ficaram famosos
pela indolência e pela busca de prazeres.
* Diana Caçadora: Deusa romana da Lua, caçadora infatigável, eternamente casta.
* Hades: Na Mitologia Grega, era tanto o nome do deus que governava como o subterrâneo, habitado pelos mortos.
* Perséfone: Filha dos deuses gregos Zeus e Deméter, dotada de grande beleza, desde cedo foi desejada pelo deus Hades, que a pediu em casamento ao seu irmão Zeus e, mais tarde, a raptou para seu reino, tornando-a sua rainha.

Um comentário:

Fabiola disse...

ai gostei!
bem legal!
deia , lembra-se de mim?
bjo

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).