terça-feira, 1 de maio de 2012

Eu cantarei de amor tão tristemente...

(Love and Pain - Edvard Munch)

"Rasga meus versos, crê na eternidade."     
Bocage


Eu cantarei de amor tão tristemente,
Com versos tão nefastos, tão turvados,
Que até nos corações mais alegrados;
Cravarei os farpões de amor descrente.

Trarei p'ra cada peito dor demente,
Cantando mil horrores, mil enfados,
Desdita de lembrar dias passados,
Que, quão mais ledos são, mais dor se sente.

De amor eu cantarei males diversos;
E, mesmo o coração com mor negrura,
Terá por acrescido mais um dano.

Oh! leitores incautos de meus versos,
Olvidai todos eles, cada agrura:
São só gritos horrendos dum insano!

Ivan Eugênio da Cunha


Um comentário:

Febo Vitoriano disse...

Parabéns, Ivan! Lindíssimo soneto! Muito lindo mesmo...

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).