Rommel Werneck é fundador e diretor do Poesia Retrô, grupo de revivalismo literário. Expôs suas obras e palestrou em 2003 no Insti
tuto Pão de Açúcar e venceu concursos literários. Reside em São Paulo onde realizou saraus em 2010. Graduado em licenciatura plena em Letras (Português/ Inglês) pela UniPaulistana (2009) e formado em Desenhista de Moda e Vestuário pela ETE José Rocha Mendes (2006). Atualmente, dirige também o Picnic Vitoriano São Paulo, grupo de Living History. Seu primeiro livro solo está em projeto. Membro da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores desde 2010.
São de sua autoria os artigos de crítica aos abusos literários bem como alguns sonetos sacros e góticos, indrisos e poemas em em outras formas que podem ser apreciados aqui.
Gabriel Rübinger é co-fundador e coordenador do Poesia Retrô com Rommel Werneck. Possui diversas participações em concursos literários assim como em antologias. São de sua autoria os sonetos em atmosferas árcades e parnasianas bem como a publicação da coluna Na Vitrola, sobre música antiga, e o versejar outras formas fixas como o ghazal e o hai-cai, material que pode ser apreciado aqui.
Daniel Castello Branco Ciarlini cursa Letras na Universidade Estadual de Parnaíba (PI) e administra o maior portal cultural da seu estado, o jornal O Piagüí.
São de sua autoria os sonetos fortemente inspirados no Parnasianismo bem como sua fidelidade ao Tratado de Versificação de Bilac. Leia seus sonetos.
Alves Rosa ou Wagner Alves Nascimento da Rosa é de Santa Maria da Boca do Monte, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Poeta e também novelista, teve desde que ingressou no mundo literário, uma pequena peça de teatro de sua autoria qual chamou de A Comédia do Amor apresentada por alunas da Universidade Federal de Santa Maria. Algumas poesias publicadas em um jornal local chamado Diário de Santa Maria e seu livro de poesias O Jardim dos Perfumes publicado mais tarde no Clube de Autores de São Paulo. É, em poucas palavras, este jovem escritor um nome novo para a nova literatura brasileira.
São de sua autoria as belas poesias góticas e retrógradas que podem ser lidas aqui.
Nativo da capital federal, Luciano Alencar é conhecido na internet e por seus amigos como BOI. É escritor e poeta atuando em diversas áreas da literatura. Publica regularmente no site Recanto das Letras desde 2005. Começou a escrever pequenos poemas, migrando para contos durante o ensino médio. Agora, em 2010, está cursando o último semestre de Direito.
São de sua autoria as sublimes cantigas neotrovadorescas publicadas no Poesia Retrô.
Vitor Silva (Vitor de Silva), natural de São Paulo e residente em Bauru. Poeta e escritor amador. Vem a certo tempo aprimorando e estudando os diversos modos de expressão da Poesia bem como a forma de como esta se apresenta ao poeta. Criador da teoria dos poemas matemáticos, em que incluiu na Geometria da Física os valores da espiritualidade quântica, estetizando-os. Particularmente tem grande apreço pela Escola Simbolista, mas é apreciador da poesia em todos as suas raízes. É estudante de Letras.
No Poesia Retrô, escreve poemas longos e sonetos (clique aqui)
Alessa B, nascida na capital do Rio Grande do Sul, reside atualmente no Paraná. Formada em Letras e pós-graduada em Teoria Literária , tem uma convivência de longa data com a Poesia, escrevendo seus versos desde os 14 anos quando conheceu a obra de Vinicius de Moraes e encantou-se.
É admiradora da poesia clássica e tem como alguns de seus ícones, Camões, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Augusto dos Anjos, Cruz e Sousa, Bilac, Bocage, Quintana, entre outros, por que afinal, “o mundo é grande” e a Literatura universal também. Leia aqui suas poesias no nosso grupo.
Isidro Iturat (Vilanova i la Geltrú, Barcelona, Espanha, 1973). É escritor e professor de língua e literatura espanhola e reside em São Paulo, Brasil, desde 2005.
No ano 2001 elabora a figura poética que recebe o nome de indriso, que consiste na associação de dois tercetos e duas estrofes de verso único (3-3-1-1), com uso livre da rima e do número de sílabas nos seus versos. Em 2005 conclui seu primeiro livro de poemas totalmente composto de indrisos, intitulado El Manantial y otros poemas. Publicou poemas e ensaios literários em diferentes meios da Europa e da América, atua como Responsável Local no Brasil da Rede Mundial de Escritores em Espanhol (REMES) e é autor da página www.indrisos.com
Para nosso grupo, elaborou uma seleção de indrisos publicados aos poucos e disponíveis aqui
Marcel Angelo nasceu no mar de cimento da capital de São Paulo em 1989, indo parar na Ilha de Nossa Senhora do Desterro em 1996. Cresceu ouvindo poesia da Mãe, histórias de Guerra do Avô, fábulas da Avó e histórias e lendas pelo Pai. Tem por primeiro livro Vovô Fugiu de Casa, de Sérgio Caparelli. No ano de 2010 é calouro em história na UFSC e mantém o site de poesias Geleiras.blogspot.com.
Atualmente trabalha na construção de outras formas fixas além do soneto, no entanto, já possui material em nosso blog aqui.
Recanto das Letras Exhale the Sound E-mail
Assim como outros poetas, no Poesia Retrô escreve santos sonetos revelando o Presente Eterno na poesia sacra.
Recanto das Letras E-mail
Atualmente trabalha na construção de outras formas fixas além do soneto, no entanto, já possui material em nosso blog aqui.
Edir Pina de Barros é antropóloga, pós-doutora em Antropologia Social, área de Etnologia. Professora universitária com livros completos, organização de livros e artigos publicados em várias revistas nacionais e estrangeiras. Seu livro "Filhos do Sol" foi indicado para o Prêmio Jabuti 2004 (melhor livro de Ciências Humanas e melhor capa) pela Editora da Universidade de São Paulo, que o editou. Atua como perita judicial em conflitos que envolvem terras indígenas e quilombolas. Filha de um grande sonetista, Antonio Lycério Pompeo de Barros, aprendeu a reger solenemente coroas de sonetos. Suas obras integram diversas antologias.
No Poesia Retrô demonstra o esplendor estético em sonetos, rondeis, indrisos e em formas livres com isométricos.
Filipe Cavalcante é natural de Santa Inês (MA), mas atualmente estuda Direito na Universidade Estadual do Piauí em Parnaíba. Colabora no grande jornal cultural O Piagüí com seus poemas que compõem seu projeto de primeiro livro.
Em nosso grupo, publica sonetos, indrisos e atua na preservação da poesia sacra e da epopeia, além da temática indianista, todas vertentes infelizmente muito esquecidas.
Recanto das Letras República de Pasárgada E-mail
Déia Tuam iniciou a prática literária por diversão, em Junho de 2008, no site Recanto das Letras. Fascinando-se com sonetos e inveterada contista, mergulha no Neotrovadorismo com amigos. Professora de Biologia no Rio de Janeiro.
São de sua autoria textos simples com influência de Camões (Classicismo) e do amor cortês (Trovadorismo), como "Prima Nocte", "Cantiga do Guerreiro Apaixonado", "Alquímico" e os surgidos em exercícios coletivos com Amanda Vital, Gabriel Rübinger e Luciano Alencar, a exemplo de "Cantiga das Saudades", "Cantiga ao Vento" e "Anoitecer". Clique aqui.
São de sua autoria textos simples com influência de Camões (Classicismo) e do amor cortês (Trovadorismo), como "Prima Nocte", "Cantiga do Guerreiro Apaixonado", "Alquímico" e os surgidos em exercícios coletivos com Amanda Vital, Gabriel Rübinger e Luciano Alencar, a exemplo de "Cantiga das Saudades", "Cantiga ao Vento" e "Anoitecer". Clique aqui.
Ronaldo Rhusso é carioca, tem formação teológica, escreve por crer influenciar com suas palavras e teve alguns trabalhos publicados em Coletâneas como a Komedi e a Belacop, venceu alguns concursos literários (mais recentemente o OFF-FLIP 2010) e tem alguns trabalhos prontos para publicar.
Aqui colabora escrevendo heterométricos com o mesmo esplendor estético que escreve seus sonetos e colaborações para o blog Poesia Sacra.
Carlos André Paes Bengaly Jr., o Katatonic, nasceu e reside no Rio de Janeiro onde cursa Física (UFRJ). Escreve desde o fim de 2006. Em 2010 começou a desenvolver prosa. No campo poético, tem as seguintes influências: Baudelaire, Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, Byron, Rimbaud, Gerg Trakl e, na prosa, Goethe, Kafka, Haruki Murakami, Asimov.
Foi o primeiro escritor convidado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger para compor a equipe do blog onde publica sonetos, indrisos e outras formas na sua vertente neossimbolista.
Recanto das Letras Exhale the Sound E-mail
Edmond Conrad reside em Praia Grande (SP) e iniciou na escrita aos cinco anos, graças ao instinto romanesco que adotou desde cedo, trocando cartas infantis de amor. Posto que nunca acreditou que pudesse exercer o ofício, houve o tempo de silêncio até os dezoito anos, quando se aproximou dos escritos de Machado de Assis e Vinícuis de Moraes formando uma trajetória literária parecida com a do co-fundador do site (Rommel Werneck) . Pôde participar de duas antologias lançadas entre 2009 e 2010. É ainda o início de uma desejada trajetória nesse mundo em que poucos têm o prestígio de participar. Atualmente não procura mais concursos, escrevendo tão somente a bel prazer, esperando que de alguma forma algo de belo no que diz respeito à arte possa contagiar outros corações.
Assim como outros poetas, no Poesia Retrô escreve santos sonetos revelando o Presente Eterno na poesia sacra.
Recanto das Letras E-mail
Alexandre Tambelli graduou-se em Letras pela FFLCH da USP em Italiano e Português no ano de 2001. Escritor amador e que ama os livros de Poesia. Tem por volta de 500 livros de Poesia em casa, chegando ao número expressivo de mais 300 poetas importantes da Língua Portuguesa. Muitas obras completas, em boa parte, edições adquiridas em sebos da cidade de São Paulo.
Sua fidelidade ao Tratado de Versificação e a luta pela Pluriliterariedade merecem seus comentários, leitor! Acesse aqui.
Ronan Fernandes nasceu, reside e estuda o segundo ano do Ensino Médio em Santa Inês (MA). Tem por influências Álvares de Azevedo, Alphonsus de Guimaraens, Cruz e Souza, Edgar Allan Poe, Walpole, Bram Stocker, Olavo Bilac, Sófocles, Lord Byron, Mary Shelley e dos músicos Samantha Escarbe e Rowan London. Ator, músico e poeta. Compõe poesia, prosa e música. Sua estréia oficial na Literatura está acontecendo em nosso grupo.
Suas releituras românticas podem ser lidas aqui.
E-mail
Derek Soares Castro nasceu numa sexta-feira 13 de setembro em Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul. Pretende cursar Letras. Escreve em sua página pessoal no Recanto das Letras. “Minhas influências são sempre, as dores, a tristeza, saudades, a arquitetura gótica e cemiterial”. Quanto a autores, aprecia Augusto dos Anjos, Florbela Espanca, Álvares de Azevedo, Alphonsus Guimaraens e Camões.
Escreve sonetos no Poesia Retrô, primeiro veículo cultural a colaborar.
Ivan Eugênio da Cunha nasceu e reside em Florianópolis, Santa Catarina. É formando no curso de Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Começou a escrever seus primeiros poemas no fim do ensino médio, mas abandonou o intento no início do curso universitário, se tornando apenas leitor. Em meados de 2011 recomeçou a escrever poemas e, depois de alguns meses, começou a conhecer melhor os recursos da métrica e rima. Se encantou com o soneto e escreve nesta forma fixa desde então.
Mateus Gonzalez de Freitas nasceu em São Bernardo do Campo (SP), vive atualmente no município de Ribeirão Pires, onde curso o Ensino Médio. Segue a estética clássica (sonetos e poemas em oitava rima, essencialmente), porém a temática dos poemas fica dividida, ora romântica (ultrarromantismo – 2ª fase), ora parnasiana.
Assim como outros autores sua estréia é aqui no do Poesia Retrô
____________________________
A POESIA DE SEMPRE PARA SEMPRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário