sábado, 6 de novembro de 2010

PASÁRGADA



Pintura de Paul Gauguin
----------------------------------


Eu pude conhecer Pasárgada perfeita,

doce terra sonhosa onde eu podia tudo.

Diante de quanto o bem ainda mais se enfeita

lá, sempre algum desastre é menos do que miúdo.

Lá mal não pode haver, não existe maleita

que não seja expurgada a um só sorriso mudo.

Parece que pra mim, pra me acolher, foi feita –

mas distante! E alcançá-la é sonho – mas me iludo.

Quero o doce país, esse país de vento;

porém, triste, eu estou da feliz busca isento:

não posso fazer mais, eu já fiz quanto pude.

Ah! lá tão grande parte está dos bens que viso!

Quero tanto essa terra, o meu bom paraíso!

Mas não posso alcançar a sua completude.


Filipe Cavalcante

Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).