segunda-feira, 22 de junho de 2009

NO TEMPLO DO TEMPO



TEXTO: NO TEMPLO DO TEMPO

TENDÊNCIA: Soneto decassílabo heroico inspirado num jogo de vídeo game; heroísmo épico; Triforce: poder, coragem, saber; aliteração no 1° terceto representando o barulho da espada

NO TEMPLO DO TEMPO

'''The Ocarina of Time opened the door.
The Hero of Time, with the Master
Sword, descended here.''
1
Nintendo. The Legend of Zelda: Ocarina of Time.





Templo do tempo, lúcido transporte
Onde o pequeno moço da floresta,
Nosso herói, ganha vida, fica forte
E recebe a coragem alta e honesta.

Sete anos, sete luzes, sete mundos...
A princesa se afasta do rapaz...
Cruel destino, lépido e fugaz!
Sete anos, sete luzes, sete mundos...

A espada bate, brilha no combate...
Em ti, quanta coragem sábio novo!
A coragem rebate, brilha e bate...

O jogador escreve bela história
E revela pra todo o nobre povo
Poder, saber, coragem: grande glória!
Rommel Werneck

______________________________________________________________

1Retirado do jogo de vídeo game The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Trad.: A Ocarina do Tempo abriu a porta. O Herói do Tempo, com a Espada Mestra, surgiu aqui.
________________________________________________________________-


Versão do soneto com imagem:

Um comentário:

Unknown disse...

A MATEMÁTICA DO BOM COMBATE

Ícones: personalidades reais
Construídas com açúcares e sais,
Mas à lágrima e suores sensíveis
E bem distante de serem invencíveis!

Ícones: representações ideais
Dos objetivos longínquos demais,
Mas não completamente inacessíveis
Às pretensas utopias possíveis.

Não há mitos, ídolos, baluartes,
Estampados em nossos estandartes,
Que não tratemos com maturidade!

Nisto está a política enquanto uma arte:
Se prestar, junte! Se apartar, descarte!
A aritmética da sobriedade!

EDUARDO TERRA COELHO
27 DE AGOSTO DE 2005.

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).