quarta-feira, 27 de junho de 2012

Trovas



Trovas, trovinhas, trovões!
Tormenta traz o seu canto.
Trovoadas trovam paixões;
Travadas tristes num canto.

________

Vou solevando meus brados;
À procela de tufão.
"Levai-me, mares irados,
E tragai meu coração!"

________

 De minha lira desprendem;
Notas que enturvam o mar.
Até os peixes entendem;
A desventura de amar.

 ________

Ah! mais feliz eu seria;
Se não sentisse a mudança;
E só constante agonia;
Tivesse em minha lembrança.

________

Se uma rosa e suas cores;
Já me ferem feito um corte,
Como posso, em tantas dores,
Ver na vida mais que a morte?


Ivan Eugênio da Cunha

Um comentário:

Febo Vitoriano disse...

Vamos fazer uma roleta russa de Trovas?

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).