terça-feira, 24 de janeiro de 2017

CONVOCAÇÃO PARA O II E-BOOK DE POESIA RETRÔ



Saudações, Ilustre Plêiade e Leitores!

Estamos organizando uma nova antologia para nosso blog. O blog Poesia Retrô convoca todos os seus escritores membros e não-membros para a participação do II E-BOOK DE POESIA RETRÔ. Eis todas as diretrizes e informações:


1. A participação e divulgação da coletânea de poesias é totalmente gratuita e sem fins lucrativos, a finalidade é plenamente cultural, literária e de defesa da poesia. O livro será em forma de e-book a ser baixado gratuitamente na página literária de Rommel Werneck no recanto das letras. O I E-BOOK DE POESIA RETRÔ pode ser baixado AQUI


2. Cada poeta deverá enviar 4 poesias + minibiografia. As poesias devem estar de pleno acordo com a proposta estética de nosso blog, isto é, seguir o estilo revivalista. Dúvidas? Que tal acessar os links abaixo?

Por que Poesia Retrô?

Características - Poesia Retrô



3. Só serão aceitos sonetos em versos isométricos, mas aceitam-se sonetos em versos brancos. Serão aceitos versos livres em indrisos, poemas livres e outras formas fixas que permitem tal prática. Mas daremos prioridade a textos isométricos. 


4. Nossa equipe julga-se no direito de rejeitar poemas enviados que estejam em desacordo às diretrizes 2 e 3.


5. Na primeira antologia foram feitos glossários já que algumas palavras são SIM desconhecidas e alguns poetas usam epígrafes e termos em língua estrangeira (latim, grego etc). Sendo assim, ainda que representantes do Pós-Pós-Modernismo desgostem, estuda-se a possibilidade de realizar novamente glossário e notas de rodapé.


6. Como na antologia anterior, o e-book consistirá de um texto de abertura de criação coletiva. A participação é facultativa. Informações adicionais perguntar por e-mail.

7. Os textos devem ser enviados em arquivo WORD em qualquer fonte legível até 30 de outubro de 2017 pelo e-mail rommel_dickens@hotmail.com

8. Planeja-se também um ato/ encontro comemorativo presencial para participantes de São Paulo, na capital. 






sempre seu,
Rommel Werneck


2 comentários:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).