sexta-feira, 9 de abril de 2010

VILANCETE, lembrança inesquecível


     O texto a seguir é muito caro para mim, tive contato com ele no ano passado quando preparei algumas alunas presidiárias para uma apresentação teatral.

     Coordenei duas apresentações: um grupo representando Os dois turrões, um texto de Tatiana Belinky e o segundo grupo numa peça de teatro envolvendo o poema abaixo. As meninas se vestiram de montanhas, verduras, mar etc. Todas as participantes eram alunas presidiárias de alfabetização, tanto o ALFA 1 como do ALFA 2 e claro, não eram minhas alunas, mas foram minhas queridas aluninhas por uns dias hehe.

     Basta verem na íntegra a matéria sobre o concurso literário e o sarau que conteve as apresentações: http://www.funap.sp.gov.br/news_198.htm Apesar da baixa resolução que não permite visuialização mais adequada, a figura mais alta no fundo da foto em laranja sou eu. Já a última foto traz as garotas que fizeram parte da encenação que no fim teve a leitura do poema abaixo provando que não é só literatura marginal que faz sucesso nas cadeias.

Rommel Werneck




                                                      


VILANCETE


Adorai, montanhas,
o Deus das alturas,
também das verduras.

Adorai, desertos
e serras floridas,
o Deus dos secretos,
o Senhor das vidas.
Ribeiras crescidas
louvai nas alturas
Deus das criaturas.

Louvai arvoredos
de fruto prezado,
digam os penedos:
Deus seja louvado!
E louve meu gado,
nestas verduras,
o Deus das alturas.


 
Gil Vicente (Portugal 1465-1536)

Um comentário:

Lúcia Gönczy disse...

Super bonito e interessante! Parabpens querido.

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).