quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Se for o destino, entrego-me à morte










"N'augusta solidão dos cemitérios..."
Augusto dos Anjos




Negrejada das asas turbulentas,
Empenhada a sanha dos abutres,
O destino, ave negra da desgraça.
Indeléveis quimeras me impôs...


A incerteza, vida que me afronta
N’augusta solidão dos cemitérios,
Faz minh’alma triste cárcere,
Laje fria de meus sonhos pulcros...


Coração que me rasga atroz
Faz minh’alma recolher-se tristemente,
Oiço apenas sepulcral orquestra mortuária
A quebrar a paz do mausoléu.


Parto agora sem obólos, a deixar
Enegrecido ao meu funerário, torpe existir.
Já que da vida nada tive a acalento meu,
Que a morte alumie meu caminho...






Felix Ribas






Cemitério militar Norte americano, em Colleville-sur-Mer, Normandia, França, onde estão enterrados milhares de soldados americanos mortos na Segunda Guerra Mundial. (Retirado da Wikipedia e editado por Rommel Werneck no PhotoFiltre)
 


Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).