quinta-feira, 30 de abril de 2009

COMO TE CONTEMPLO!

quadro de Rossetti Ecce Ancilla Domini Annunciation


Ah! Como eu te admiro! Como te contemplo!
Tu disseste sim ao nosso Deus Senhor
Foste tu o belíssimo e sublime templo
Em que foi gerado o Filho Salvador

Quero seguir tuas frases e teu exemplo!
Eis aqui o menor servo do Redentor...
Ah! Como eu te admiro! Como te contemplo!
Minha alma engrandece ao Deus do grande amor...

Eu, que nem o amor de meus próximos tive
Descobri um amável pai chamado Deus
E que minha Mãe Santíssima em mim vive

Jesus, seguirei pra sempre os passos teus
Pela obediência, pobreza e pureza
Pra viver na mais triunfante nobreza!


Rommel Werneck


Acima, um exemplo de poesia retrô, é um poema religioso nos moldes de um soneto hendecassílabo e escrevi pensando na atmosfera penitencial e vocacional. O Concílio Vaticano II deu espaço para que a língua vernácula entrasse na missa e por isso, temos tantas músicas litúrgicas em portugês famosíssimas no meio católico, porém a literatura católica clássica permanece desconhecida por muitos sendo que temos grandes produções como as poesias de S. Patrício, S. João da Cruz, Sta Teresa d'Ávila, Padre Anchieta e até de escritores que não foram canonizados e são famosos por outras vertentes, como Alphonsus Guimaraens, Camões, Gregório de Matos entre outro, não são muito lembrados pelas obras sacras, no caso do baiano Gregório de Matos, sua poesia sacra é fascinante e estudada nas escolas, porém não creio que seja conhecida por pessoas católicas praticantes do mesmo modo comoa música, tanto a erudita ( Ave Maria Gounod/ Schubert ou canto gregoriano conventual) ou a popular mais frequentes nas missas ( Padre Zezinho/ Rosa de Saron etc).
O Êxtase de Santa Teresa de Bernini

Mesmo porque no passado com a missa tridentina, era mais comum fazer poesias sacras já que podiam ser na vernácula assim como a músicas, porém não teriam presença na liturgia. A poesia sacra tavez fora popular na vernácula nos tempos passados, assim como hoje, temos a música católica muito popular também. O que creio que sera muito prudente para a comunidade católica é que resgatasse o hábito de escrever e divulgar as poesias religiosas, ma vez que o ensino ( público e particular) está em maus lençóis e o único contato dos jovens católicos com a literatura sacra é a própria igreja e nós não queremos que esse belo contato do jovem com a lírica de sua fé só exista nos ilustres mosteiros como era na Alta Idade Média. A tradição de ler e escrever poesia sobre sua religião é um hábito de testemunho e devoção não apenas a Deus, mas também à arte.



Rommel Werneck

Minha página no Recanto das Letras




Poesias católicas de qualidade: http://senhoradapaz.sites.uol.com.br/poemas.htm
e também procurando nas obras de autores clássicos

2 comentários:

nada nada disse...

Te lendo e gostando de tudo...
Obrigada por me receber lá na outra pagina viu...
Vsite-me também, no recanto é facil de vc achar os meus sonetos, de uma passada de olhos por lá por favor... agradecerei...

TERESACORDIOLI

postagem disse...

Ops...postei um comentario saiu em endereço errado...

TERESA CORDIOLI

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).