terça-feira, 14 de março de 2023

CHAMADA: III E-ANTOLOGIA DE POESIA RETRÔ

 

ATUALIZAÇÃO: 


INSCRIÇÕES ENCERRADAS. 

Dia 21 divulgaremos o resultado oficial aqui. Alguns autores serão contatados. 



É com muita satisfação que promovemos nossa primeira antologia de 2023.  

 

I – SOBRE O BLOG POESIA RETRÔ E AS PROPOSTAS  

 

1- Poesia Retrô é um blog coletivo fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em 2009 com o intuito de promover Revivalismo Literário. Embora tenha permanecido inativo nos últimos anos, busca ter novidades e atualizações. Rommel Werneck segue como editor-geral do blog sendo a antologia também gerenciada por Poeta Lendário.

 

2- Já uma exposição literária e três e-books foram publicados. Você pode acessar tudo gratuitamente pelos atalhos na lateral do blog, as publicações de 2022 poderão nortear os autores a compreender a temática de nosso grupo.

 

 

3- Para tal antologia não haverá tema, mas exige-se que os textos estejam em estilo retrô, em formas fixas ou não.

 
 
Por Revivalismo Literário ou poesia retro entendemos: formas fixas tradicionais (soneto, terza rima, oitava, sextina, vilancete, glosa, rondel, triolet, ghazal, pantum etc) ou novas (Indriso, plêiade, redonde etc) podendo também apresentar poemas sem forma fixa e até em versos livres, mas em estilo mais revivalista e arcaico; versos isométricos ou heterométricos; temas clássicos; poesia sacra; mitologia; imitação de literatura histórica em geral e versos livres bem cuidados.


Em caso de dúvidas, indicamos links úteis: 

 

  

Por que Poesia Retrô? 

https://poesiaretro.blogspot.com/p/o-que-e-poesia-retro.html 

 

Dicas para novos poetas em sonetos e poesia retrô de modo geral.  

https://rommelwerneck.com/visualizar.php?idt=7442125 

 

Características 

https://rommelwerneck.com/visualizar.php?idt=1586748 

 

Rima pobre X Rima miserável 

https://poesiaretro.blogspot.com/search/label/TEORIA%20LITER%C3%81RIA 

 

Sobre versos decassílabos

https://rommelwerneck.com/visualizar.php?idt=7492147

 

 

 

4- Para soneto, terza rima, oitava, sextina, vilancete e outras formas clássicas exigimos isometria nos versos. Há formas fixas que permitem versos livres como o indriso e a plêiade. Por tal motivo, avisamos que revisaremos os poemas e encontramo-nos disponíveis para auxiliar no que precisar.

 

 

 

   

II- DAS INSCRIÇÕES 

 

5- Solicitamos o envio de 4 poemas em estilo retrôconforme elucidamos acima, dos quais nem todos poderão ser publicados. Realizaremos uma seleção e publicaremos de 1 a 4 poemas dos autores selecionados.  

 

Os textos devem ser enviados em arquivo Word para o seguinte e-mail poesiaretro@rommelwerneck.com até 11 de junho de 2023. Pouco importa a diagramação porque teremos a nossa própria, mas pede-se o bom senso: enviar o texto em fonte simples, deixando claro o espaçamento das estrofes, fonte Arial, Verdana, Times ou qualquer outra convencional. Como nossa proposta é o oposto do minimalismo, não há limite de páginas.  

 

6- Os textos devem estar escritos em língua portuguesa, arcaica ou atual, galego-português e/ou latim. Importante salientar que, pelo fato de os textos estarão sujeitos à revisão,caso haja a necessidade de alterar aspectos técnicos (métrica e rima, por exemplo) ou aspectos ortográficos (e gramaticais) de poemas com potencial que precisem de um polimento, pediremos ao autor para que faça as devidas alterações no texto, para que esteja de acordo com a proposta dos critérios desta seleção; se o autor optar por não fazer as alterações solicitadas, o texto não será aprovado.

 

7- O texto não precisa ser inédito, no entanto, pede-se que o autor assinale onde e quando se deu a publicação original, por exemplo: “Publicado originalmente no meu blog pessoal”, “texto inédito”, “Texto vencedor do concurso X” etc.  

  

8- Além de remeter os 4 poemas, o autor deverá enviar uma minibiografia em terceira pessoa (aprox. 5 linhas), foto, glossário para os vocábulos pouco conhecidos (se houver), e-mail, endereço de blog ou site, cidade/ país, whatsapp. Se possível, tudo no mesmo arquivo Word, com exceção da foto.  

 

 

III - DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO 

 

9- A Antologia será diagramada em e-book e divulgada gratuitamente na página www.rommelwerneck.com. Intencionamos realizar um podcast e/ou live.  
 

10 - A participação na antologia é totalmente gratuita. Ao enviar seus textos o autor cede os direitos autorais para a publicação e sabe que não será remunerado pois o blog não tem fins lucrativos.  


11-  A inscrição é gratuita. Os autores cujos poemas forem selecionados para esta Antologia não precisarão arcar os custos de publicação de seus escritos, uma vez que a própria executiva do Poesia Retrô arcará os custos de publicação.


Um comentário:

Malu S. F. disse...

O resultado do concurso sai ainda hoje?

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).