domingo, 22 de janeiro de 2023

Poema de Joaquim Cesário de Mello

 





ERA UM GAROTO QUE COMO EU AMAVA OS BEATLES

E OS ROLLING STONES

 

 

Já fui jovem

como foram meus dias do ontem

 

Era magro

cabeludo com cabelos encaracolados

e me vestia com calças e camisas

que ficaram no século passado

 

Pregava paz e amor com os dedos

escutava Janis Joplin

que tinha morrido de overdose

no começo da minha mocidade

E nunca fui muito de gostar de Roberto Carlos

 

Li dez vezes ou mais

Fernão Capelo Gaivota

e como ele sonhava com o voo da liberdade

 

Conheci Martin Scorsese

com o filme Taxi Driver

e só pude assistir Laranja Mecânica

dez anos depois da puberdade

 

Meu futuro era longo

meu passado era perto

e quando mal olhei pro relógio

já tinha acabado minha modernidade

 

Daqueles anos embriagados

de erros múltiplos e coração apaixonado

não guardo nenhum retrato

exceto aqueles de tamanho 3x4

 

Se um dia a juventude voltar

manterei tudo como na memória está

 

 

Joaquim Cesário de Mello

Recife (PE)



Joaquim Cesário de Mello

 

Psicólogo, psicoterapeuta e professor universitário. Em meados dos anos 1980 participou do Movimento de Escritores Independentes e foi colunista da Vida Crônica (1998 – 2002) do encarte JC Cultural do Jornal do Commercio (PE). Escritor e poeta, participou de várias antologias literárias, entre elas Nouveaux Brésils Fin de Sciècle (2000), Poesia Viva do Recife (CEPE, 1996) e Cronistas de Pernambuco (Carpe Diem, 2010), Poesia na Escola (Palavra e Arte, SP, 2021). Autor dos livros Dialética Terapeuta (Litoral/PE, 2003), A Alma Humana (Labrador/SP, 2018), A Psicologia nos Ditados Populares (Labrador/SP, 2020), A Vida Como Um Espanto (Labrador/SP. 2021) e No Cemitério das Nuvens (Folheando/2022)

 

Residente e Domiciliado em Recife (PE)

Links literários:    www.literalmente-literalmente.blogspot.com 

Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).