domingo, 14 de outubro de 2018

O Mal do Século - Renan Caíque

O meu primeiro livro de poemas "O Mal do Século" será lançado dia 30 de novembro, mas já se encontra na pré-venda, e com desconto.Para quem tiver interesse em adquirir, segue o link: https://www.soturnos.com/product-page/o-mal-do-s%C3%A9culo



Sobre o Livro: O livro, escrito de 2012 a 2018, é composto em sua maioria de poemas, sobretudo sonetos, mas traz também algumas prosas.  O título faz referência à maior influência artística do autor: o período literário da Segunda Geração Romântica, que ficou conhecida como "O Mal do Século" e "Ultrarromantismo" e aos seus autores. Os ultrarromânticos eram jovens poetas extremamente sensíveis que se sentiam impotentes diante de uma sociedade materialista que tornava irrealizáveis os seus sonhos, e viam o homem de sua época como um ser fragmentado, relegado a uma simples peça da engrenagem social. Eles acreditavam que o espírito humano busca sempre a perfeição, porém, o homem é incapaz de atingi-la por ser uma criatura imperfeita; e a constatação dessa impossibilidade produz insatisfação, angústia e uma obsessiva atração pela morte, encarada como saída definitiva para resolver tal insaciedade. Esses poetas, geralmente, não conseguiam se adaptar a esta sociedade que os não compreendia, o que os levava à solidão e à criação de seus próprios mundos interiores. Além do Ultrarromantismo, o livro traz várias características e referências da Literatura Gótica e do Simbolismo. 

Sobre o Autor: Renan Caíque (28/09/1993) é de Teófilo Otoni/ MG. Funcionário público estadual e graduando em Ciências Contábeis na UFVJM(Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri). Amante de Literatura e Arte em geral, escreve desde os 13 anos influenciado sobretudo por autores clássicos como Álvares de Azevedo, Lord Byron, Shakespeare, Goethe, Schiller, Alfred de Musset, Percy Shelley, John Keats, Hermann Hesse, Oscar Wilde, Edgar Allan Poe e Charlotte Brontë.. Já colaborou escrevendo para diversos sites, blogs, revistas, fanzines, jornais, ganhou alguns concursos literários e tem vários textos publicados em antologias literárias. "O Mal do Século"(2018) é o seu primeiro livro solo. 

*Os livros serão enviados a partir de 20 de novembro. 

Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).