sábado, 5 de setembro de 2009

COMUNICADO/ COMITÊS



Saudações, poetas!
Saudações, leitores!

   Estamos em setembro, já nos preparando para o fim do ano, quero fazer realizar alguns projetos em 2009 que nos auxiliarão em 2010.

COMITÊS

  Num primeiro momento, quero tratar com vocês uma proposta de direcionamento de atividades, algo diferente de divisão de atividades. Não vamos simplesmente dividir os projetos, porém vamos direcionar, deixar certos trabalhos mais focados em certas pessoas. Por enquanto, idealizei apenas os comitês abaixo que serão compostos por membros que estejam disponíveis:

A-) DIVULGAÇÃO: Consiste em divulgar o blog, o e-book e projetos relacionados. A divulgação pode ser em sites literários como o recanto das letras, em outros blogs, comunidades do orkut etc. A divulgação é importantíssima para conseguirmos novos leitores, seguidores, autores e espaço literário.
O material de divulgação consiste em copiar o texto abaixo:

POESIA RETRÔ, A POESIA DE SEMPRE:
 
A idéia é compor poesias que mantenham forte inspiração no passado e que também tenham inspiração no presente. Assim como a moda que a cada estação revela novas releituras, a poesia também pode nos mostrar criações do século XXI com inspiração nos poetas barrocos, parnasianos, românticos etc e exprimir essa ''velharia'' utilizando métrica em alguns textos, como nos sonetos. Também são frequentes o uso de temas passadistas, arcaísmos, figuras de linguagem, emocionalismo e conflito interno, isolamento do cotidiano, referências mitológicas e religiosas etc. Não queremos lutar contra a modernidade, pelo contrário, ela nos auxilia muito, mas nem tudo que se faz hoje é válido como nem tudo que se fez ontem era errado.
Se vós vos idenfiqueis com nossos versos, juntai-vos a nós.

I E-BOOK POESIA RETRÔ PUBLICADO!!! PDF
Baixe o material GRÁTIS aqui... http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/1686286

COMUNIDADE POESIA RETRÔ
 
 
B-)BUSCA POR NOVOS ESCRITORES: Consiste em conseguir escritores que se encaixem na proposta do blog. É interessante fazer buscas em outros sites além do recanto das letras, o que não significa abandonar o recanto das letras, acontece que há muitos autores desconhecidos de lá que talvez se encaixem no perfil. Sabemos que Carlos André Paes Bengaly Jr, (KHAOS/KATATONIC) e Bruno Fagundes Valine (POETA LENDÁRIO) por exemplo, não são ativos no fórum, portanto infelizmente desconhecidos lá. Devemos buscar novos autores dentro e fora do recanto das letras. Para  busca de novos autores devemos divulgar o blog e o texto com as características da poesia retrô.

POESIA RETRÔ, A POESIA DE SEMPRE:
TEXTO COM CARACTERÍSTICAS E OFICINA DA POESIA RETRÔ http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1586748

C-) BUSCA POR COLUNISTAS: Desde junho, já se pensava em realizar seções especiais sobre a cultura retrô, primeiro fiz uma pesquisa numa enquete sobre que assunto os leitoes e escritores gostariam e ver mais no blog, as opiniões foram diversas e quero investir em colunas retrógradas para enriquecer o conteúdo. O foco continua sendo a poesia de sempre, porém podemos quinzenalmente realizar postagens sobre as colunas. Já temos uma coluna musical de Gabriel Rübinger "Na Vitrola". Proponho as seguintes colunas:

-"Costurando meu espartilho" , indumentária de época ou algo atual com forte característica retrô;
- "Páginas da Literatura" , escolas literárias/ autores importantes, análise de poesias retrógraas de nossos autores aqui do blog;
- "Imagens do passado", quadros/ escultura acadêmicas, clássicas, retrôs etc
  Ainda planejo uma coluna sobre o latim, uma língua morta e outras colunas também. Os próprios membros do blog podem desenvolver tais colunas e também pessoas fora do blog.

D-) ÁREA SOCIAL: Divulgação e participação no BLOG BENEFICENTE:
http://opaodaalma.blogspot.com/. Um canal para divulgarprojetos beneficente sérios, na coluna lateral estão links/ atalhos para sites importantes que contribuem para a construção de uma cultura de paz, algo muito difundido pela UNESCO.

E-) ROLETA RUSSA: Propagação do DESAFIO LITERÁRIO ROLETA RUSSA http://poesiaretro.blogspot.com/search/label/ROLETA%20RUSSA

F-) ÁUDIO/ IMAGEM: Reunir num álbum, uma coletânea de áudio de nossas obras retrôs, como se fosse um CD. Confeccionar vídeos lterários e hospedá-los no blog e divulgá-los. Para isto, precisamos saber quem pode fazer gravações em áudio ou confeccionar os filmes. Há a possobilidade de conseguirmos escritores externo para gravarem nossos textos.

OBSERVAÇÕES:
Todas as ideias apresentadas acima são apenas ideias para divulgar nossos textos e são discutíveis. Podemos discutir o assunto no fórum de nossa comunidade do orkut e para os membros que não possuem orkut, a discussão pode ocorrer nos comentários desta postagem ou pelo meu e-mail do yahoo.

ROMMEL WERNECK

Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).