sábado, 28 de março de 2009

POESIA RETRÔ- A POESIA DE SEMPRE




A idéia é compor poesias que mantenham forte inspiração no passado e que também tenham inspiração no presente. Assim como a moda que a cada estação revela novas releituras, a poesia também pode nos mostrar criações do século XXI com inspiração nos poetas barracos, parnasianos, românticos etc e exprimir essa ''velharia'' utilizando métrica em alguns textos, como nos sonetos. Também são frequentes o uso de temas passadistas, arcaísmos, figuras de linguagem, emocionalismo e conflito interno, isolamento do cotidiano, referências mitológicas e religiosas etc. Não queremos lutar contra a modernidade, pelo contrário, ela nos auxilia muito, mas nem tudo que se faz hoje é válido como nem tudo que se fez ontem era errado.


Se vós vos idenfiqueis com nossos versos, juntai-vos a nós.


2 comentários:

LadyM disse...

Está tudo muito lindo aqui meu amor...Parabéns...Bjux my Lord!

Febo Vitoriano disse...

Parece quie faz 1 século!

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).