domingo, 19 de julho de 2009

ROLETA RUSSA




ROLETA RUSSA

Apresentaremos de vez em quando um tema e uma gama de palavras para serem utilizadas nos textos e algumas formas poéticas. Claro que se tratam de propostas apenas, ou seja, nada obrigatório. Cada um pode propor uma roleta russa, basta colocar a proposta, a imagem da roleta russa (acima) e o marcador ROLETA RUSSA.



TEMA: Arte, qualquer arte. Mesmo no final da postagem tendo um quadro como imagem para inspiração, não precisa ser pintura, pode ser as outras artes: arquitetura, escultura, indumentária, música, desenho, atuação, fotografia, literatura etc




PALAVRAS UTILIZADAS:


-argentino (a) ou argênteo (a)= não no sentido de quem nasce na Argentina, mas sim como prateado;

-bruno (A)= sombrio, escuro;

-labor= trabalho;

-entonces= então;

-vosmecê= você






FORMAS POÉTICAS: Um soneto decassílabo, henecassílabo, alexandrino ou em versos livres, mesmo saendo como é belíssima a forma tradicional. Também indrisos e/ou poemas longos.



IMAGEM/ TEXTO:


Cleóptra- Böcklin



O que vocês acham? Mais um assunto a ser discutido na comunidade do orkut. Aceito críticas e sugestões e podem tirar as dúvidas.

OBSERVAÇÕES:
- A presença não é obrigatória, a roleta serve para auxiliar;
- Não há prazo para publicar o texto, o autor pode ler, reler e revisar o texto quantas vezes desejar e também registrá-lo na BN( o que é indicado) e até mesmo nunca publicá-lo. Quando o texto por publicado, por no marcador ROLETA RUSSA- ( neste caso, por ROLETA RUSSA, ARTE, mas qualquer coisa, eu mesmo cuido disso);
- O autor pode propor uma imagem ou texto seu, saber que um texto seu inspirou outro escritor aumenta a auto-estima, a foto/ imagem então...
- Abaixo um artigo de Cláudia Banegas sobre o indriso que se trata de um poema em 3-3-1-1.

VOCÊ SABE O QUE É UM INDRISO? ARTIGO DE CLÁUDIA BANEGAS



Sobre o soneto: www.sonetos.com.br, clica lá em COMO ESCREVER

Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).