segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

CHAMADA: IV E-ANTOLOGIA DE POESIA RETRÔ (2024)- Adiado até 08 de março

 


É com muita satisfação que promovemos nossa primeira e-antologia de 2024.  

 

I – SOBRE O BLOG POESIA RETRÔ E AS PROPOSTAS  

 

1- Poesia Retrô é um blog coletivo fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em 2009 com o intuito de promover Revivalismo Literário. Embora tenha permanecido inativo am alguns anos, busca ter novidades e atualizações. Rommel Werneck segue como editor-geral do blog sendo a antologia também gerenciada por Poeta Lendário.

 

2- Já uma exposição literária e  vários e-books foram publicados. Você pode acessar tudo gratuitamente pelos atalhos na lateral do blog, as publicações em pdf de  2022 e 2023 poderão nortear os autores a compreender a temática de nosso grupo. Quer ser selecionado? Leia o blog e os últimos livros digitais.

 

 

3- Para tal antologia não haverá tema, mas exige-se que os textos estejam em estilo retrô, em formas fixas ou não.

 
 
Por Revivalismo Literário ou poesia retrô entendemos: formas fixas tradicionais (soneto, terza rima, oitava, sextina, vilancete, glosa, rondel, triolet, ghazal, pantum etc) ou novas (Indriso, plêiade, talentai etc) podendo também apresentar poemas sem forma fixa e até em versos livres, mas em estilo mais revivalista e arcaico; versos isométricos ou heterométricos; temas clássicos; poesia sacra; mitologia; imitação de literatura histórica em geral e versos livres bem cuidados. Esta antologia é de uma estética maximalista, portanto poemas curtos como haicai e trova devem ser enviados apenas para o blog.


Em caso de dúvidas, indicamos links úteis: 

 

  

Por que Poesia Retrô? 

https://poesiaretro.blogspot.com/p/o-que-e-poesia-retro.html 

 

Dicas para novos poetas em sonetos e poesia retrô de modo geral.  

https://rommelwerneck.com/visualizar.php?idt=7442125 

 

 

Rima pobre X Rima miserável 

https://poesiaretro.blogspot.com/search/label/TEORIA%20LITER%C3%81RIA 

 

Sobre versos decassílabos

https://rommelwerneck.com/visualizar.php?idt=7492147


Sextina

https://poesiaretro.blogspot.com/2023/09/a-sextina.html


 

 

 

4- Para soneto, terza rima, oitava, sextina, vilancete e outras formas clássicas exigimos isometria nos versos. Há formas fixas que permitem versos livres como o indriso e a plêiade. Por tal motivo, avisamos que revisaremos os poemas e encontramo-nos disponíveis para auxiliar no que precisar. A melhor dica para quem deseja ter seus textos publicados é ler e analisar as antologias anteriores.

 

 

 

   

II- DAS INSCRIÇÕES 

 

5- Solicitamos o envio de 4 poemas em estilo retrô conforme elucidamos acima, dos quais nem todos poderão ser publicados. Realizaremos uma seleção e publicaremos de 1 a 4 poemas dos autores selecionados.   

 

Os textos devem ser enviados em arquivo Word para o seguinte e-mail poesiaretro@rommelwerneck.com até 08 de março de 2024. Pouco importa a diagramação porque teremos a nossa própria, mas pede-se o bom senso: enviar o texto em fonte simples, deixando claro o espaçamento das estrofes, fonte Arial, Verdana, Times ou qualquer outra convencional. Como nossa proposta é o oposto do minimalismo, não há limite de páginas, mas pede-se o bom senso na quantidade de sílabas dos versos, versos com mais de 14 sílabas tornam a diagramação muito difícil.  

 

6- Os textos devem estar escritos em língua portuguesa, arcaica ou atual, galego-português e/ou latim. Importante salientar que, pelo fato de os textos estarão sujeitos à revisão, caso haja a necessidade de alterar aspectos técnicos (métrica e rima, por exemplo) ou aspectos ortográficos (e gramaticais) de poemas com potencial que precisem de um polimento, pediremos ao autor para que faça as devidas alterações no texto, para que esteja de acordo com a proposta dos critérios desta seleção; se o autor optar por não fazer as alterações solicitadas, o texto não será aprovado.

 

7- O texto não precisa ser inédito, no entanto, pede-se que o autor assinale onde e quando se deu a publicação original, por exemplo: “Publicado originalmente no meu blog pessoal”, “texto inédito”, “Texto vencedor do concurso X” etc.  

  

8- Além de remeter os 4 poemas, o autor deverá enviar uma minibiografia em terceira pessoa (aprox. 5 linhas), foto, glossário para os vocábulos pouco conhecidos (se houver), e-mail, endereço de blog ou site, cidade/ país, whatsapp. Se possível, tudo no mesmo arquivo Word, com exceção da foto.  

 

 

III - DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO 

 

9- A Antologia será diagramada em e-book e divulgada gratuitamente na página www.rommelwerneck.com. Intencionamos realizar um podcast e/ou live. Os autores selecionados terão direito a uma entrevista escrita no blog e um vídeo de reels no instagram de nossa comunidade. Intencionamos publicar em março ou abril de 2024.  
 

10 - A participação na antologia é totalmente gratuita. Ao enviar seus textos o autor cede os direitos autorais para a publicação e sabe que não será remunerado pois o blog não tem fins lucrativos.  


11-  A inscrição é gratuita. Os autores cujos poemas forem selecionados para esta Antologia não precisarão arcar os custos de publicação de seus escritos, uma vez que a própria executiva do Poesia Retrô arcará os custos de publicação.


12 Pedimos aos autores selecionados e convidados que divulguem sua participação auxiliando na ampliação de nossa comunidade


13- A participação em nosso grupo de whatsapp (linkado na barra lateral do blog) não garante a vaga na e-antologia ou vice-versa, são procedimentos independentes. Há também um edital de seleção permanente na aba SELEÇÃO PERMANENTE.




Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).