segunda-feira, 31 de julho de 2023

CHAMADA: E-ANTOLOGIA XIV

 




É com muita satisfação que promovemos nossa segunda antologia neste ano. Esta antologia abarcará somente SONETOS. 

  

I – SOBRE O BLOG POESIA RETRÔ E AS PROPOSTAS 

 

a-)  Poesia Retrô é um blog coletivo fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em 2009 com o intuito de promover Revivalismo Literário. Embora tenha permanecido inativo nos últimos anos, as atividades foram retomadas em 2022. Os organizadores da atual antologia são o Poeta Lendário e Rommel Werneck. 

 

2- A primeira antologia do grupo se deu em 2009 sob título de I E-Book de Poesia Retrô. Você pode ter contato com estes eventos nos seguintes endereços.  

 

I E-Book de Poesia Retrô (2009) 

https://www.recantodasletras.com.br/e-livros-de-poesias/1686286

I Exposição de Poesia Retrô (2010) 

http://poesiaretro.blogspot.com/2010/03/i-exposicao-de-poesia-retro.html


II E-Antologia de Poesia Retrô (2022)

https://rommelwerneck.com/ebooks.php

E-Antologia de Poesia Maximalista (2022) https://rommelwerneck.com/visualizar.php?idt=7679116

III E-Antologia de Poesia Retrô (2023) https://rommelwerneck.com/ebook.php?idt=7848421


3- Antes de remeter seus trabalhos para a nova antologia, favor ler os arquivos gratuitos acima, porque é mais fácil compreender o tipo de poesia abordado aqui. Por Revivalismo Literário ou poesia retrô entendemos: formas fixas tradicionais (soneto, ghazal, pantum, sextina etc) ou novas (plêiade, indriso etc) podendo também apresentar poemas sem forma fixa e até em versos livres, mas em estilo mais revivalista e arcaico; versos isométricos ou heterométricos; temas clássicos; poesia sacra; mitologia; imitação de literatura histórica em geral etc. No entanto, considere que esta publicação abrange somente sonetos.


Em caso de dúvidas, indicamos links úteis: 

 

Por que Poesia Retrô? 

https://poesiaretro.blogspot.com/p/o-que-e-poesia-retro.html

 

Dicas para novos poetas em sonetos e poesia retrô de modo geral.  

https://rommelwerneck.com/visualizar.php?idt=7442125

  

 

Rima pobre X Rima miserável 

https://poesiaretro.blogspot.com/search/label/TEORIA%20LITER%C3%81RIA


Sobre versos decassílabos

https://rommelwerneck.com/visualizar.php?idt=7492147


Soneto Inglês
https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/2062310


 II- DA TEMÁTICA


4- A e-antologia destina-se a sonetos apenas. Não serão aceitas outras formas de poesia. Não há tema de conteúdo.


5- Sonetos devem ter 14 versos isométricos (faremos escansão na leitura dos textos). Serão admitidos sonetos no formato petrarquino/ italiano e no formato inglês spenseriano e shakesperiano (soneto inglês)


6- Soneto petrarquino ou italiano deve ter 14 versos isométricos com respeito às cesuras (o poeta deve especificar que metro fez) distribuídos em duas quadras e dois tercetos. Esquemas rimáticos esperados: duas rimas nas duas quadras e outras novas rimas (até 3) nos tercetos. Metros esperados: de 9 a 12 sílabas com as cesuras clássicas. Quem quiser usar novas cesuras, indicar no texto quais foram. 


7-. O soneto inglês geralmente é em pentâmetro iâmbico em três quadras e um dístico final e no esquema rimático ABAB, CDCD, EFEF, GG, formato cristalizado por Shakespeare. Thomas Wyatt e Mary Wroth  e outros autores anteriores a Shakespeare gostam de usar duas rimas nas duas primeiras estrofes. Wyatt gosta muito das rimas opostas. Edmund Spenser usa um esquema similar à terza rima: ABAB BCBC CDCD EE. Todos estes modelos serão aceitos, mas em português. Pedimos aos autores que coloque que modelo adotou. 

   


III - DAS INSCRIÇÕES


 8 - CALENDÁRIO.




1º ago a 30/set: Inscrições via e-mail

1º/out a 10/out: Revisão dos textos

15/out: Divulgação final

31/out: Publicação da Antologia (provável data)

9 - QUANTIDADE DE TEXTOS. Solicitamos o envio de 2 sonetos por autor em arquivo Word. Pouco importa a diagramação porque teremos a nossa própria, mas pede-se o bom senso: enviar o texto em fonte simples, deixando claro o espaçamento das estrofes, fonte Arial, Verdana, Times ou qualquer outra convencional. O título na Antologia será em caixa alta e poemas sem título devem ser ao menos numerados.  Autores devem também mencionar o metro e as cesuras (pode ser após o título ou se houver epígrafe, inserir tal informação após o 14º verso). E-mail de envio ou de dúvidas:  poesiaretro@rommelwerneck.com

10- Os textos devem estar escritos em língua portuguesa, arcaica ou atual e a presença de elementos de língua estrangeira não será impedimento. Imitar o galego-português não invalida a inscrição. Importante salientar que os textos estarão sujeitos à revisão textual e métrica.

 

11 - O texto não precisa ser inédito, no entanto, pede-se que o autor assinale onde e quando se deu a publicação original, por exemplo: “Publicado originalmente no meu blog pessoal”, “texto inédito”, “Texto vencedor do concurso X” etc.  

  

12 - Além de remeter os sonetos, o autor deverá enviar uma minibiografia em terceira pessoa (aprox. 5 linhas), foto, glossário para os vocábulos pouco conhecidos (se houver), e-mail, endereço de blog ou site, cidade/ país, whatsapp. Se possível, tudo no mesmo arquivo Word, exceto a foto. Vamos criar um grupo de whatsapp apenas para recados dos organizadores referentes à antologia quando os autores já tiverem sido selecionados e o resultado postado.  

 

13 -  Se julgarmos o texto muito bom, mas com erro métrico pediremos ao autor que faça ajustes, oferecemos sugestões e dialogaremos. Sem resposta ou sem adequação às normas, toda a inscrição será invalidada. Uma antologia de sonetos é uma antologia de sonetos. Se fosse de versos livres, haveria uma só para isto. 

14 - Buscando a simetria desta nossa primeira publicação homenageando o soneto, teremos 14 autores: 10 selecionados, 2 convidados e os 2 organizadores. Os 2 poetas organizadores e os 2 poetas convidados participarão com 3 sonetos cada. Os selecionados somente com 2 textos. 


 

IV- DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO 


15- A Antologia será diagramada em e-book e divulgada gratuitamente na página www.rommelwerneck.com . Intencionamos realizar um podcast e/ou live.  

 

16 - Ao enviar seus textos o autor cede os direitos autorais para a publicação e sabe que não será remunerado pois o blog não tem fins lucrativos.  

 

17 - Esta nova antologia será como as outras: em formato gratuito e eletrônico. Isto significa que não haverá cobrança de quem quiser baixar o livro, nem taxa de participação como autor selecionado. A publicação terá ficha catalográfica e ISBN realizados por uma bibliotecária que cobra por tal serviço que será custeado pelo sr. R. Werneck. Quem quiser, pode realizar doação voluntária. Não é obrigatório.  

18- Participar de nosso grupo geral do whatsapp do Poesia Retrô simplesmente não significa admissão. Qualquer usuário identificado pode participar entrando pelo link na lateral direita do blog. 


2 comentários:

Paulo disse...

Boa tarde.
Os concorrentes terão uma notificação de retorno sobre seus trabalhos enviados, se foram recebidos?
Obrigado.

Febo Vitoriano disse...

Não temos o hábito de confirmar recepção de trabalhos. Mas mande um novo e-mail ou deixe seu e-mail aqui e verificarei.

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).