quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

CHUVA DE TERZINAS

 




Seria certo até seguir a moda
De casar e tornar-me teu marido,
Mas meu destino nunca me incomoda.


Na verdade, eu me sinto mais querido,
Por ser uma segunda e nova opção
Nas noites a atender qualquer pedido.


                                 Se não conseguir outra diversão,
Se com outros não pôde ser possível,
Aqui eu estarei em prontidão.


                           Ninguém enxerga, aceita que é incrível
                                 De um amor a melhor alternativa
Num leito de camélias disponível

 

Devem nutrir inveja pobre e viva
De uma escolha segunda de solteiro
E que aceita não ser exclusiva


                            Se alguma vez quis ser o primeiro
                           Perguntaram, mas tu decidirias
Não preciso de luxo! Sou inteiro!

 

Porque mantenho minhas ousadias:
Ter neste grande amor que me desfolha
Unicamente, até o fim dos dias
Como primeira, só primeira escolha.

 

Rommel Werneck, 2018





A W.C.M.

 

Despertar em solene madrugada
A teu lado deitado e corrompido
Esperando a chegada da alvorada

 

Se, pelo menos, fosse permitido,
Se deixassem as rudes convenções
Perder-se num amor correspondido.


Dormir embalsamado nas paixões
A teu lado, um inferno mais celeste,
Sem precisar de tuas permissões...


Um dia, num jardim distante ao leste
Eu te ofertei um ósculo febril...
“--- Sonhar comigo?! Como?!” --- Tu disseste
“--- Como pode?! Quem foi que permitiu?”


Rommel Werneck, 2018





 De moldura de um círculo de borda
Num castelo dançamos outra valsa
Enquanto a palidez já te transborda...

 Voamos às estrelas numa balsa
E, num toque de mãos neste dueto
Tua voz já recai sutil e falsa...


Desposamos o amor num leito preto,
À música de um místico cristal,
A carne se transforma em esqueleto...

 

Além de um grande beijo, a Lua assiste
No bosque teu escape surreal....
Não pode ser somente um sonho triste,
Foi mais uma vez a vida real. 


Rommel Werneck, 2018





Menos escuro, menos teus crepúsculos,
Menos breu, menos sombras, menos lua,
Menos cortina, mais os grossos músculos,

 

Mais luz que o corpo o Sol acentua,
Menos calada, menos noite preta,
Menos ossos e mais a carne nua.

 

Mais claridade, menos silhueta,
Menos trevas e mais manhãs brilhantes,
Mais amarelo, menos violeta...

 

Quero, contigo, olhares aos montantes,
Mais calor e, visão e, mais safiras,
Mais cristais, mais encontros mais constantes,

 

Menos mistério, mais romance e liras,
Mais quimeras e sonho pecador,
Mais devaneios, muito mais mentiras,
Mais farsas, mais amor e mais amor!


Rommel Werneck, 2019

Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).