quarta-feira, 27 de julho de 2022

Edital/ Chamada: E-ANTOLOGIA MAX

 


 É com muita satisfação que, após tanto tempo, promovemos nossa segunda antologia neste ano: I E-Antologia MAX - Poesia Maximalista


 


  1. – SOBRE O BLOG POESIA RETRÔ E AS PROPOSTAS 

 

a-)  Poesia Retrô é um blog coletivo fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em 2009 com o intuito de promover Revivalismo Literário. Embora tenha permanecido inativo nos últimos anos, busca ter novidades e atualizações. Os organizadores da atual antologia são o Poeta Lendário e Rommel Werneck. 

 

2- A primeira antologia do grupo se deu em 2009 sob título de I E-Book de Poesia Retrô. No ano seguinte realizamos uma Exposição de Poesia Retrô. E em junho de 2022 publicamos a nova antologia geral. Você pode ter contato com estes eventos nos seguintes endereços.  

 

I E-Book de Poesia Retrô (2009) 

 

I Exposição de Poesia Retrô (2010) 


II E-Antologia de Poesia Retrô (2022)



3- Para tal antologia haverá tema: o texto deve estar em estilo retrô, em formas fixas ou não, e ter mais de uma página pois pretendemos explorar a estética maximalista na poesia. Por Revivalismo Literário ou poesia retrô entendemos: formas fixas tradicionais (soneto, ghazal, pantum, sextina etc) ou novas (plêiade, indriso etc) podendo também apresentar poemas sem forma fixa e até em versos livres, mas em estilo mais revivalista e arcaico; versos isométricos ou heterométricos; temas clássicos; poesia sacra; mitologia; imitação de literatura histórica em geral; 

Indicamos links úteis: 

 

  

Por que Poesia Retrô? 


Dicas para novos poetas em sonetos e poesia retrô de modo geral.  


Rima pobre X Rima miserável 

 

Sobre versos decassílabos  


A Terza Rima




  

4- Sobre o estilo maximalista. A E-Antologia Max busca reunir textos longos, preferencialmente em métricas em arte maior, versos longos, epopeias, terza rimas, coroa de sonetos, sextinas, pantuns etc. Convém salientar que para estas formas fixas exigimos isometria e cuidado com a métrica. Versos livres serão aceitos em poemas de formas livres somente. Pretendemos explorar e valorizar os textos longos, geralmente excluídos da literatura mainstream. A publicação se dará digitalmente (e-book) em distribuição gratuita. Em caso de dúvidas: contato@rommelwerneck.com

 

 

 

II- DAS INSCRIÇÕES


 

5 - CALENDÁRIO.

Até 15 de agosto: Poetas convidados devem remeter seus textos

15/ago a 30/out: Inscrições via google forms

https://forms.gle/nCwLbR9nhnigHZKJ8


31/out a 05/nov: Revisão dos textos

07/nov: Divulgação final

15/nov: Publicação da Antologia



 

6 - QUANTIDADE. - Solicitamos o envio de 1 ou 2 poemas em estilo retrô maximalista conforme elucidamos acima, dos quais nem todos poderão ser publicados. Realizaremos uma seleção e publicaremos de 1 a 2 poemas dos autores selecionados sendo que, para esta antologia, focada em textos longos teremos somente 10 vagas para evitar um livro muito cansativo.  Pouco importa a diagramação porque teremos a nossa própria, mas pede-se o bom senso: enviar o texto em fonte simples, deixando claro o espaçamento das estrofes, fonte Arial, Verdana, Times ou qualquer outra convencional e que tenha mais de uma lauda.. Como nossa proposta é o oposto do minimalismo, não há limite de páginas.  


  

Paragráfo Único - Os textos devem estar escritos em língua portuguesa, arcaica ou atual, galego-português e/ou latim. Importante salientar que os textos estarão sujeitos à revisão textual e métrica.

 

 

7- O texto não precisa ser inédito, no entanto, pede-se que o autor assinale onde e quando se deu a publicação original, por exemplo: “Publicado originalmente no meu blog pessoal”, “texto inédito”, “Texto vencedor do concurso X” etc.  

  

8- Além de remeter os poemas, o autor deverá enviar uma minibiografia em terceira pessoa (aprox. 5 linhas), foto, glossário para os vocábulos pouco conhecidos (se houver), e-mail, endereço de blog ou site, cidade/ país, whatsapp. Se possível, tudo no mesmo arquivo Word.  

 

 

 

III - DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO 


 

9- A Antologia será diagramada em e-book e divulgada gratuitamente na página www.rommelwerneck.com. Intencionamos realizar um podcast e/ou live.  

 

10 - Ao enviar seus textos o autor cede os direitos autorais para a publicação, mas não a exclusividade e sabe que não será remunerado pois o blog não tem fins lucrativos.  

 

11- A inscrição é gratuita. Os autores cujos poemas forem selecionados para esta Antologia não precisarão arcar os custos de publicação de seus escritos, uma vez que a própria executiva do Poesia Retrô arcará os custos de publicação.




Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).