domingo, 22 de maio de 2022

II E-ANTOLOGIA DE POESIA RETRÔ: RESULTADO E PROCEDIMENTOS

 

Antes de mais nada quero agradecer a todos os veículos literários que divulgaram a chamada. Eu realmente não esperava receber tantas inscrições neste período com a reativação do blog. Foram 57 autores rejeitados e 18 selecionados além de 6 poetas convidados. Considerando que havia possibilidade de envio de 4 textos e não havia limite de páginas por poema, recebi uma quantidade tão elevada de textos que não há sequer previsão de contagem...

Considerando que a proposta do blog é promover os versos isométricos, heterométricos, polimétricos e versos livres bem cuidados além do cultivo canônico e de temáticas mais clássicas, posso dividir os autores em quatro categorias.

Primeiramente, os autores que foram convidados por mim e que tiveram seus textos revisados como quaisquer outros; os autores que foram rejeitados porque seus textos, embora bons, estivessem fora de nossa proposta, além do mais, com tantos poemas o critério de avaliação ficou mais rígido. 

Em terceiro lugar, autores cujos textos estavam muito bons, mas com minúsculos deslizes métricos e passaram por revisões (discutidas com eles por e-mail ou whatsapp e aceitas por eles) para se adequarem. Importante frisar que para sonetos e outras formas fixas mais tradicionais, escandimos os versos... E finalmente, os autores cujos belíssimos versos não precisaram de correções.

Teremos um soneto de abertura reservado somente aos poetas classificados que pode ser editado AQUI

A lista abaixo contempla os dois últimos grupos. Há quatro autores com material pendente (correções), mas não os mencionarei aqui por motivo ético. Eles já foram alertados diretamente e, obviamente, possuem até 30 de maio para fazer os ajustes ou perderão textos na antologia. Segue a lista final: 



Alexsandro Alves
Álvarez Setúbal 
Alysson Bezerra
Bartolomeu de Castella
Bernardo Szpilman
Daniel B. de Siqueira 
Edwaldo Camargo Rodrigues
Elisa Maria de Freitas
Elvira Drummond
Guilhermo Vaz
Gillard Santos
Jerson Brito 
José Eduardo Angelini Milani
Lucrecia Welter Ribeiro
Olivaldo Júnior
Pero Guimarãez 
Schleiden Nunes Pimenta
Thais Bueno
Vânia Perciani


Autores Convidados:


Alessa B
Lucas Munhoz
Nestório da Santa Cruz
Renan Caíque
Ronaldo Rhusso


Autor convidado e assistente de revisão:

Poeta Lendário


P.S:  Nos últimos dias estou muito ocupado porque obtive um segundo emprego, então, quem quiser se oferecer para ajudar será bem-vindo. Do mesmo modo, peço a compreensão de todos. Pretendo lançar a 30 ou 31 de maio.

Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).