quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

CHAMADA - II ANTOLOGIA DE POESIA RETRÔ - Edição “Denise Severgnini”

                                          

   




 ATUALIZAÇÃO 05.04: Estou entrando em contato com alguns autores para avisar que seus textos foram pré-selecionados, mas que apresentam erros ou pontos confusos de métrica e/ou gramática, ortografia etc para agilizar o processo e existir tempo suficiente para meditar, repensar, consertar etc. Quem se inscrever e enviar no fim do prazo obviamente terá tempo também, bem como todos os direitos. Mas estou com membros da equipe afastados por motivo de trabalho e saúde e convém agilizar. Agradeço,

Atualização: 30.04: O prazo de envio foi ampliado até 07 de maio

Atualização: 10 de maio: Lista de resultados deve sair 15 de maio

Atualização: 15. maio, Lista sairá dia 22, mas estou avisando por whatsapp ou por e-mail. Perdão pela demora. Estou em dois empregos agora. Antologia será lançada dia 30 de maio. .


Rommel/ Febo


É com muita satisfação que, após tanto tempo, promovemos nossa segunda antologia.  

 

I – SOBRE O BLOG POESIA RETRÔ E AS PROPOSTAS  

 

1- Poesia Retrô é um blog coletivo fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em 2009 com o intuito de promover Revivalismo Literário. Embora tenha permanecido inativo nos últimos anos, busca ter novidades e atualizações. O organizador da atual antologia é Rommel Werneck. 

 

2- A primeira antologia do grupo se deu em 2009 sob título de I E-Book de Poesia Retrô. No ano seguinte realizamos uma Exposição de Poesia Retrô. Você pode ter contato com estes eventos nos seguintes endereços.  

 

I E-Book de Poesia Retrô (2009) 

 

 

3- Para tal antologia não haverá tema, mas exige-se que os textos estejam em estilo retrô, em formas fixas ou não.  
 
Por Revivalismo Literário ou poesia retrô entendemos: formas fixas tradicionais (soneto, ghazal, pantum, sextina etc) ou novas (plêiade, indriso etc) podendo também apresentar poemas sem forma fixa e até em versos livres, mas em estilo mais revivalista e arcaico; versos isométricos ou heterométricos; temas clássicos; poesia sacra; mitologia; imitação de literatura histórica em geral; 

 
Em caso de dúvidas, indicamos links úteis: 

 

  

Por que Poesia Retrô? 

 

Dicas para novos poetas em sonetos e poesia retrô de modo geral.  

 

Características 

 

Rima pobre X Rima miserável 

 

4- A segunda edição da antologia homenageia Denise Severgnini, poetisa presente no I E-book, falecida em 2013. 

   

II- DAS INSCRIÇÕES 

 

5- Solicitamos o envio de 4 poemas em estilo retrô conforme elucidamos acima, dos quais nem todos poderão ser publicados. Realizaremos uma seleção e publicaremos de 1 a 4 poemas dos autores selecionados.  

Os textos devem ser enviados em arquivo Word para o seguinte e-mail contato@rommelwerneck.com até 30 de abril de 2022. Pouco importa a diagramação porque teremos a nossa própria, mas pede-se o bom senso: enviar o texto em fonte simples, deixando claro o espaçamento das estrofes, fonte Arial, Verdana, Times ou qualquer outra convencional. Como nossa proposta é o oposto do minimalismo, não há limite de páginas 

 

6- Os textos devem estar escritos em língua portuguesa, arcaica ou atual, galego-português e/ou latim. Importante salientar que os textos estarão sujeitos à revisão.  

 

7- O texto não precisa ser inédito, no entanto, pede-se que o autor assinale onde e quando se deu a publicação original, por exemplo: “Publicado originalmente no meu blog pessoal”, “texto inédito”, “Texto vencedor do concurso X” etc.  

  

8- Além de remeter os 4 poemas, o autor deverá enviar uma minibiografia em terceira pessoa (aprox. 5 linhas), foto, glossário para os vocábulos pouco conhecidos (se houver), e-mail, endereço de blog ou site, cidade/ país, whatsapp. Se possível, tudo no mesmo arquivo Word.  

 

 

III - DISTRIBUIÇÃO E DIAGRAMAÇÃO 

 

9- A Antologia será diagramada em e-book e divulgada gratuitamente na página www.rommelwerneck.com . Intencionamos realizar um podcast e/ou live.  
 

10 - A participação na antologia é totalmente gratuita. Ao enviar seus textos o autor cede os direitos autorais para a publicação e sabe que não será remunerado pois o blog não tem fins lucrativos.  

 

12- Caso alguma alma caridosa queira fazer doação espontânea via pix para auxiliar na manutenção de meu site, favor entrar em contato pelo mesmo e-mail.  

 

3 comentários:

Alessa B. disse...

Que bom tê-los de volta.

Febo Vitoriano disse...

Agradeço. Voltarei a escrever aqui.

Rafael Caputo disse...

Sempre bom ver iniciativas como essa. Parabéns!!! Vou participar :)

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).