terça-feira, 1 de novembro de 2022

BREVE LINHA HISTÓRICA E ESTILÍSTICA DO SONETO

 


    Desde que surgiu no século XV nos moldes que conhecemos, o soneto sofreu incontáveis adaptações e esta série de slides sintetiza a evolução da História da Literatura por meio dos sonetos. 

   Conveniente salientar que, em alguns períodos (Arcadismo e Romantismo) o soneto é "normal", sem grandes características próprias e diferentes mas há outros com características marcantes. Realizei tal apresentação para convidar o nobre leitor a refletir sobre o grande erro dos modernistas puritanos sobre o reducionismo e minimalismo que tanto nos assolam! 

    Ressalto também a importância de não olhar genericamente afirmações que são específicas. Eu dividi Barroco em brasileiro e português porque notei uma característica do movimento em Portugal que inexistiu no Brasil, por exemplo. Favor deixar comentários construtivos que possam enriquecer o debate. Favor outrossim que não compartilhem o material sem nos atribuir créditos.    



 



















Nenhum comentário:

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).