segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fúnebre Amor





Fúnebre Amor

Belo fim para quem morre a amar muito.
Pierre de Ronsard

Se é tudo negro e vazio
De que vale perdurar
Num viver destarte frio
Sem ninguém para me amar?

E se nesta noite bela,
Enlevante em resplendor,
Não há sorrisos, donzela,
Nem os teus beijos de amor.

Ah! se pudesses lembrar
Nossa prístina ventura,
Se tu pudesses me amar
Como me amaste, tão pura...

Recordo-me de ti morta,
Da languidez nos teus olhos;
Nada na vida conforta
O chorar dos meus refolhos;

Triste musa, inda te sinto,
Tal qual um profundo corte,
Amo-te tanto e não minto:
Quero-te! mesmo na morte!

Não tenho nada a perder,
Não tenho nada... ninguém...
Tudo o que anelo é morrer,
Mas a morte, ela não vem...

Por que sou tão desgraçado?
Mancebo louco, poeta
Que sofreu por ter amado...
Chora, ora, o amor que o asseta!

Vez última, beijar-te-ei
O rosto pálido e pulcro;
Após isso dormirei
Para sempre em teu sepulcro!

Renan Caíque

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Velho

Na hora do horror, sempre o mesmo pavor 
Na aflição da pena, de cuja dor teima
Fazer seu poema na sina que reina,
Palavras no peito, machucam de um jeito

Que fico arrasado, e o silêncio de um lado...
Ninguém me diz nada e minha alma prostrada
Querendo um amigo, a mim, só, me digo:
De noite o acoite, chicote e foice,



De diabo, o diabo, em mim já não caibo.
De tanto vazio, secou-se meu rio,
O verbo de um velho num tempo amarelo,

Na onda do vinho, surfando sozinho;
Não sei se covarde; se fui, já é tarde,
Só resta os espinhos dos duros caminhos.

                                 José Edward Guedes
                                 www.opassarinhodoidao.blogspot.com


Nota do Editor:

Receber este soneto com rimas internas é uma honra para o Poesia Retrô pois é mais uma forma de mostrar o que tenho constantemente falado: estudo de possibilidades.

Rommel Werneck
                               

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CONVOCAÇÃO: EXPOSIÇÃO DE POESIA RETRÔ




Em março de 2010 durante as comemorações de 1 ano deste blog foi realizada uma singela exposição no Centro Cultural Jabaquara.


Agora, recebi um espaço no evento gótico Alquimia em sua edição de aniversário em setembro em que serei um dos convidados no sarau. Sendo assim, a proposta da exposição foi aceita e julgo fundamental nossa participação.


1 -  A exposição consiste em uma série de folhas A4 impressas por mim e grudadas na parede por mim. Os escritores deste blog ou que realizem algum trabalho com revivalismo literário devem apenas me mandar poesias seguindo a formatação exigida. Apenas isto, não tem que pagar nada e nem custear a impressão (a não ser que você more na Grande SP e queira auxiliar).

Formatação exigida:

fonte verdana tam. 12
espaçamento de caracteres expandido
sem nome de autor ao final porque o nome do autor
aparece na minibiografia que deve ser Arial 11 expandido,
nome do autor em negrito normal sublinado
título da obra em negrito
caixa alta sublinhado.

Quer um exemplo? Veja aqui

http://depositfiles.com/files/as8pcbzgr


2- Ainda não sei quantas poesias de cada autor pretendo expor, mas 1 por autor está ótimo. Caso poucos enviem, aumentamos o números de poemas por autor.



3-As poesias devem ter marca de revivalismo, isto é, seguir a proposta deste blog, os versos devem fazer alusão ao período pré-modernista (com ou sem versos isométricos, com ou sem rima), tudo semelhante ao que lemos aqui no blog.


4-  Basta enviar a poesia + minibiografia (cite seu trabalho, sites etc) para meu e-mail principedark_alvaresdeazevedo@yahoo.com.br até o fim deste mês mais ou menos, quanto antes, melhor.


5- Como já foi dito, haverá um sarau no evento, se alguém quiser comparecer ou quiser que eu leia seus versos etc, por favor também mencione isto no e-mail. O mesmo digo para se você quiser auxiliar em alguma outra coisa, divulgação, montagem, impressão etc


6- Se acontecer de e-mail voltar (não vai acontecer, mas...), na dúvida, me procure no facebook.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Vendeta


No cerne d’alma todo povo traz
o atávico desejo de vingança
se outro lhe arranca a última esperança
matando seus avós, seus filhos, pais:

e ocupa seu rincão e se compraz
em ruir sua força e a temperança,
esmagando sementes da bonança
desrespeitosamente e tão audaz.

Genocídio! O ruir de tantos povos,
que agora se repete com outros novos,
e se repetirá bem mais, e mais.

Vendeta! Força bruta, incandescente,
- como uma bomba atômica silente –
é filha de clamores ancestrais.

sábado, 4 de agosto de 2012

Tesouro



Tesouro que ninguém garimpa, explora
é o céu, seus diamantes estelares,
constelações sem fim, a bela Antares,
a Estrela Dalva, no raiar da Aurora;

a lua que, andejando o espaço afora,
envolta, muitas vezes, por colares,
asperge fios de prata pelos ares,
e usa um véu de nuvens, se o céu chora.

Tesouro: mil pepitas, diamantes,
a lua com seus véus, belos turbantes
que, no sidéreo espaço, vai e vem.

O manto azul de anil – esse tesouro –
ninguém pode roubar, comprar com ouro,
é bem de todos nós, e de ninguém.


.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CICLOS XIII



CICLOS XII
Edir Pina de Barros

Mudanças e mudanças nesta vida
conduzem-nos a outros patamares,
quais rios, que encontrando-se co’s mares
se perdem em doce enlace suicida.

Sementes rasgam a terra, que ferida,
permite o renascer de mil pomares,
do trigo, que alimenta tantos lares,
e nem por isso sente-se vencida.

O tempo muda o corpo das crianças,
( e é fonte de alegrias, desencantos),
transforma, cada qual, em novo ser.

O que seria a vida sem mudanças?
A morte – eternizada em cada canto –
refaz o ciclo inteiro do viver.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

APURAÇÃO DO CONCURSO LITERÁRIO MOLDURA EM RUÍNAS

Para quem ainda não sabe, eu fiz parte da Comissão Julgadora do I Concurso de Poesias Moldura em Ruínas.

Eu fiquei muito honrado e feliz com a participação de leitores e autores deste blog e também porque o concurso teve excelentes frutos, somente um texto foi considerado não-literário.

Seguem fotografias da apuração dos votos e detalhe.




 
         Os quatro: Alina Galante, André Veloso Ferreira, Lívia Trentin e eu







Os 4 critérios analisados foram:

• Ortografia e Domínio da Língua 
• Lirismo
• Forma
• Originalidade

1º Lugar - Kamila Oliveira : Máquina do Tempo
2º Lugar - Miguel Eduardo Gonçalves : Contraste Cósmico
3° Lugar - Victorine Laforcade : Poison 


As poesias poderão ser lidas no próprio site, acesse AQUI.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Espelho


Espelho

Vejo árvores imensas meio à bruma;
Envoltas num véu torpe de negror.
São turvas qual minh'alma, que s'esfuma,
E tristes qual meu peito imerso em dor.

A escuridão em tudo se consuma,
A Natura coberta está de horror;
E uma nuvem sombrosa ao céu inuma;
Chorando junto a mim o meu langor.

Tão escuro está tudo que circunda!
Ah!, como em tudo vejo dor profunda!
Como em tudo ressona meu bramir!

Oh! soturna e luctífera Natura,
Quão mais negro teu rosto me afigura,
Mais parece minh'alma refletir!


Ivan Eugênio da Cunha

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ÚLTIMOS DIAS PARA O CONCURSO NO MOLDURA EM RUÍNAS



O Poesia Retrô está apoiando o Primeiro Concurso de Poesias realizado pelo blog Moldura em Ruínas mantido por André Veloso Ferreira e equipe. Eu serei um dos jurados.


As inscrições encerram dia 14 de julho, depois de amanhã.

Clique na imagem acima para ler o regulamento.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SÁFICO + HEROICO!




http://manlyskills.files.wordpress.com/2012/06/man-praying.jpg

  PUDOR


Tens as virtudes que bem tive outrora:
Pudor, modéstia, retidão, aurora.
Joias humildes do rapaz que ora
Um bel-prazer casto, a riqueza honesta.
Mas após conhecer-te, abriu-se a fresta
De luxúria, atributo do Inimigo.
Vou perdendo nos meus sonhos contigo
A tão pouca decência que me resta!


Rommel Werneck



NOTAS:



1. Os quatro primeiros versos seguem uma linha de raciocínio, portanto decassílabo sáfico (4a e 8a e 10a) ao passo que os outros versos estão em martelo (3a, 6a e 10a)

2. Amor não precisa ser clichê, o mesmo válido para conflito interno religioso... Fujamos do óbvio.

3.  Vamos tentar construir poemas em formas livres mas em isométricos e rimas. #estudodepossibilidades.

sábado, 30 de junho de 2012

Trágica Beleza





Mas eis que o anjo pálido da morte
A pressentiu feliz e bela e pura...
Machado de Assis


Era uma noite, adrede, muito linda,
P'la deusa lânguida do amor forjada.
Eu m'encontrara, então, com minha amada,
Era assaz bela, e estava mais ainda...

Tácitos numa frialdade infinda,
Toda a nossa acre soturnez fanada,
E só pensávamos em nós, mais nada,
De modo algum seria a dor bem-vinda...

Porém, o deus da morte, bem me lembro,
Naquela fria noite dum setembro,
Sentindo inveja, meu amor 'doeceu.

Alguns dias após, ela, febrente,
Triste a sorrir, se despediu, silente,
Beijou-me os lábios, e depois morreu.

Renan Caíque

REVIVALISMO LITERÁRIO


Poesia Retrô é um grupo de revivalismo literário fundado por Rommel Werneck e Gabriel Rübinger em março de 2009. São seus principais objetivos:

* Promoção de Revivalismo;

* O debate sadio sobre os tipos de versos: livres, polimétricos e isométricos, incluindo a propagação destes últimos;

* O estudo de clássicos e de autores da História, Teoria, Crítica e Criação Literária;

* Influenciar escritores e contribuir com material de apoio com informações sobre os assuntos citados acima;

* Catalogar, conhecer, escrever e difundir as várias formas fixas clássicas (soneto, ghazal, rondel, triolé etc) e contemporâneas (indriso, retranca, plêiade, etc.).